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Estudo revela que 66% dos alunos brasileiros não leem textos com mais de dez páginas.

Sérgio Merli

A leitura é fundamental para o desenvolvimento acadêmico, mas parece enfrentar desafios no Brasil.




Comparado a outros países da América Latina, apenas 9,5% dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos leram materiais com mais de 100 páginas em 2018. Chile (64%), Argentina (25,4%) e Colômbia (25,8%) superam o Brasil, enquanto a Finlândia lidera com 72,8%.


Análises mostram que estudantes com hábitos de leitura melhores têm desempenho escolar superior. Dos que leem mais de 100 páginas, 29% atingem o nível 4 em Leitura no Pisa. Apenas 5% daqueles que leem textos mais curtos alcançam o mesmo patamar.


Apesar dos números desafiadores, mais de 40% dos jovens brasileiros, tanto na rede pública quanto na privada, gostam de falar sobre livros, segundo o Pisa. O gosto pela leitura permanece, indicando um potencial para reverter a situação.


Conclusão: A pesquisa destaca a importância da leitura para o sucesso acadêmico e sugere que um bom hábito leitor está associado a melhores resultados socioeconômicos.


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